quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Patronesse da Escola Dione

  

Professora Dione Freitas Felisberto de Carvalho, patronesse da Escola. Reprodução do retrato oficial existente na secretaria da unidade escolar.


  A Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes é predecessora da Escola Professora Dione. Na "Joaquim", que ficou conhecida como "Escola do Centro", por fazer parte do Centro Agrícola de Santa Cruz, estudaram muitos dos descendentes dos japoneses, cuja colônia foi fundada em setembro de 1938

  Com a construção da Escola Dione, que foi inaugurada em 6 de novembro de 1992, a Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes passou a matricular apenas os alunos da 5ª série em diante e a Escola Dione ficou com os alunos do chamado primeiro segmento.

  Segundo texto biográfico existente na escola, a escolha da patronesse, Professora DIONE FREITAS FELISBERTO DE CARVALHO, ocorreu após apresentação de sugestões de vários segmentos da população do bairro.

  Dione Freitas Felisberto de Carvalho nasceu em Santa Cruz, no dia 2 de junho de 1921 e foi sepultada no cemitério local no dia 17 de novembro de 1984, depois de exercer o magistério durante mais de 40 anos.

  Foi uma professora com dedicação integral ao magistério, tanto público como particular, já que fundou e dirigiu um curso preparatório denominado "Paula Freitas", em homenagem à sua mãe que também havia sido professora. Durante as quatro décadas dando aulas, Dona Dione, como era tratada por todos, foi responsável pela alfabetização de muitas crianças, jovens e adultos, muitos dos quais, ainda vivos, fazem questão de recordar a sua metodologia e prestar-lhe o tributo de respeito e de gratidão.

  Ela foi responsável pelo encaminhamento de centenas de jovens para o antigo ginásio público que funcionava no Colégio Estadual Barão do Rio Branco e posteriormente no Ginásio Princesa Isabel, onde hoje se localiza o Centro Cultural Municipal Dr. Antonio Nicolau Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário